Pulverizador tratorizado
Pulverizadores são máquinas nas quais os líquidos são bombeados sob pressão através de orifícios (bicos) e explodem ao serem lançados contra o ar, por descompressão.
A função dos bicos é subdividir o líquido em gotículas e distribuí-las, de forma uniforme, sobre toda superfície (área foliar) a ser tratada.
Os tipos de pulverizadores são: manuais, motorizados e tratorizados.
Os tratorizados possuem reservatórios que variam de 400 a 5000 litros de capacidade. São montados nos três pontos ou na barra de tração e são acionados pela tomada de potência. São utilizados em áreas com cultivo de grãos e cana-de-açúcar e desenvolvem velocidade menor que os motorizados.
Pulverizadores tratorizados Jacto – CONDOR 600 AM14
Constituintes
Têm como componentes básicos:
Depósitos com agitadores;
Bomba;
Filtros;
Reguladores de pressão;
Bicos.
Filtro primário ou principal: tem a função de reter impurezas da calda evitando assim a danificação da bomba, comando e pontas. Deve ser limpo com escova de cerdas de nylon e água limpa ou detergente neutro. Durante a manutenção do filtro deve-se fechar o registro para evitar desperdício da calda e contaminação ambiental e durante o trabalho o registro deve permanecer aberto. Na reinstalação do elemento filtrante deve-se observar o estado de conservação do anel vedante e seu posicionamento correto e não apertar em demasia o parafuso da tampa do filtro. Evitando deformação da tampa e prováveis entradas de ar no circuito.
Bomba: tem a função de admitir e recalcar a calda para o comando de defensivo ou para o incorporador de defensivo.
Regulador de pressão: tem a função de regular a pressão para os bicos.
Bicos: o que se chama genericamente de bico de pulverização é o conjunto de peças colocado nas barras, através do qual o liquido é emitido para fora da máquina. Esse conjunto é composto pelo corpo, filtro, ponta e capa.
Depósitos com agitadores: local onde se armazena a calda que será aplicada.