Publicitário
Sabemos disso, pois somos dotados de inteligência, e com ela sabemos distinguir o bem do mal e a Maçonaria está aí para nos ajudar a fazer progressos e a aperfeiçoar a forma de distinguir o bem que devemos sempre praticar do mal que devemos evitar em nós e nos que nos cercam.
Chamamos a isso de Moral, e na Maçonaria encontramos o ensinamento necessário para seguir nosso caminho para o bem. Acredito que a Maçonaria é um dos veículos onde encontraremos a mais pura e propícia formação para nosso caráter, tanto do ponto de vista social como individual.
Podemos fazer uma analogia deste progresso de aperfeiçoamento com nossa vida, dividida em infância, quando este discernimento é rudimentar, passando pela adolescência onde nos deparamos com muitos questionamentos e no final, na nossa fase adulta, onde podemos aperfeiçoar e elevar ao mais alto grau a nossa concepção de moral.
É sabido por todos que desde a entrada na Maçonaria o caminho é árduo e longo, mas não devemos esmorecer jamais, pois com certeza passaremos por bons e maus momentos, nestes casos, devemos retirar o máximo proveito dos bons momentos e fazer de trampolim os maus momentos.
A moral se baseia no amor ao próximo e a Deus e esta deve ser à base de todo o ensinamento moral.
Todo homem deve ser livre, ninguém deveria viver em escravidão. Devemos, inclusive, evitar a escravidão que muitas vezes representam os preceitos religiosos, os quais muitas vezes nos privam de estarmos livres por estarmos presos a conceitos que superam inclusive nossas vontades.
Não devemos ser escravos de nossa liberdade, nem de nossas paixões. Por isso dizemos que temos de vencer nossas paixões e submeter nossas vontades, fazendo progresso na Maçonaria.
Quando fui recebido pelos irmãos Maçons, não estava nem vestido e nem nu, estava