publicitario
Iniciou a carreira acadêmica na Univerdade de Turim, onde cursou filosofia medieval e literatura. Embora tenha sido educado sob a Escola Salesiana, um instituto católico romano, abandonou sua crença religiosa em sua fase universitária.
Se formou em Filosofia em 1954 através de sua tese sobre Tomás Aquino, e neste mesmo ano ingressou numa estação de Rádio e Televisão Italiana (RAI) como editor cultural por 5 anos. Nesse período teve contato com a vanguarda artística italiana, desenvolvendo amizade com pintores, músicos e escritores que se tornaram influencia em sua brilhante carreira. Também passou a lecionar na Universidade de Turim onde permaneceu até 1964, e em seguida se tornou professor titular de Semiótica na Universidade de Bolonha. Desde de 1960 também tem atuado como professor visitante em universidades renomadas como New York University, Columbia, Yale, Cambridge, Oxford, Universidade de Toronto e Harvard, dentre outras. Recebeu um diploma honorário como Doutor em Letras pela Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos e atualmente perto dos seus 80 anos de idade é membro da organização italiana CICAP, sigla italiana para Comissão Italiana para o Controle de Alegações de Paranormalidade, organização essa que trata de assuntos referentes ao ceticismo científico. É também colunista de diversos jornais italianos.
Publicou seu primeiro livro em 1956 "II Problema Estetico in San Tommaso" ,uma extensão de sua tese de doutorado. Três anos depois publicou seu segundo livro “Arte e Beleza na Estética Medieval” e nesse mesmo ano deixou o RAI e foi ser um editor sênior na Editora Bompiani em Milão.
Casou-se com uma professora de arte alemã em 1962 com quem teve 2 filhos, e nesse mesmo ano publicou “Obra Aberta”, uma junção de ensaios que abordam a diversidade de