publicidade
Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):
O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente as festas de origem italiana na cidade de São Paulo, representa muito mais do que um reconhecimento da importante influência cultural dos imigrantes. A tentativa de reconstruir a história das festas de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita, São Vito, São Francisco de Paola e São Gennaro, permitiu descobrir outras questões que não se limitam só a uma descrição ou recuperação de uma tradição. Ao buscar a origem destas festas na Itália, o campo de estudo se alargou, proporcionando uma análise sobre temas muito discutidos hoje como cidadania, identidade, diversidade e multiculturalidade que não só completa a proposta inicial como abre caminhos para uma discussão muito mais ampla do que a princípio se poderia imaginar.
Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável. Patrimônio Imaterial. Festas Populares. Imigração italiana. Cidadania. Identidade. Diversidade. Multiculturalidade.
Referencia: FERREIRA JÚNIOR, Silvio Pinto. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
a.
a) A valorização das tradições faz com que o jovem participe mais ativamente e garanta a continuidade do trabalho trilhado por seus precursores. b.
a) Por apresentar como objetivo principal relacionar a importância da valorização da tradição cultural (aqui representada pela festa) ao Desenvolvimento culturalmente sustentável. c.
a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas