Publicidade
A chegada da propaganda ao Brasil.
A história da propaganda brasileira surge em meados de 1800.
O ‘’Jornal Gazeta do Rio de Janeiro’’ é fundado, dando início à imprensa brasileira. Assim, é encontrado o primeiro anúncio impresso.
Desde então, vem passando por grandes mudanças, sempre acompanhando as necessidades mercadológicas.
No Brasil, tem início no século XIX quando o desenvolvimento econômico promove um crescimento urbano capaz de abrigar diferentes atividades profissionais e setores de negócios que necessitam comunicar sua existência ao mercado.
Os primeiros anúncios aparecem principalmente nos jornais e se referem à venda de imóveis, de escravos, datas de leilões, ofertas de serviços de artesãos e profissionais liberais.
O Diário do Rio de Janeiro, lançado em 1821, foi o primeiro jornal de anúncios que surgiu no país, uma espécie de classificados sem ilustração. Anúncio de vendas de escravos, imóveis, carroças, artesanato e serviços de profissionais liberais eram predominantes não somente no Diário, mas em cartazes, folhetos, painéis na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os anúncios ganham figuras coloridas e textos objetivos no início do século XX, houve até a criação de cartum humorístico de políticos anunciando determinado produto. As primeiras agências de publicidade começaram a se formar a partir de 1914, no início apenas vendiam espaço publicitário para anúncio, depois evoluíram para a elaboração de conteúdo
Eclética, Pettinati e Edanée foram as primeiras agências a surgirem em São Paulo. Se no século XIX, a exportação agrícola movimentava o mercado nacional, no início do século XX, a instalação da indústria nacional e estrangeira movia o mercado e junto com a chegada de empresas norte-americanas, vieram agências estrangeiras como a Ayer, J.Thompson entre outras.