ESCRITÓRIO DE PROJETOS
1. INTRODUÇÃO - Este planejamento financeiro tem a finalidade de estabelecer os valores esperados para a execução da organização e implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos, com a missão de implementar uma metodologia de gestão pública por projetos e cooperar com a gestão estratégica da Organização Pública (OP). O investimento inicial expressa o montante de capital necessário para que o escritório de projetos possa ser criado e comece a operar. O investimento necessário inicialmente será de R$608.500,00, conforme apresentado no plano de investimentos.
2. PROGRAMAÇÃO DE DESPESAS DO MME 2009-2010
A programação das despesas do Ministério de Minas e Energia está baseada na origem dos créditos orçamentários e distribuídas em oito áreas: 1-Pessoal e Encargos Sociais, 2-Juros e Encargos da Dívida, 3-Outras Despesas Correntes, 4-Investimentos, 5-Inversões Financeiras, 6-Amortização da Dívida, 7-Despesas Correntes, 8-Despesas de Capital e 9-Reserva de Contingência, conforme as Tabelas abaixo.
Os limites orçamentários estabelecidos pelos órgãos envolvidos na gestão do sistema orçamentário em 2009 e 2010 foram compatíveis em relação às necessidades de crédito da UO, para cumprimento da sua programação de trabalho, bem como entre o Projeto de LOA e a dotação aprovada pelo Congresso Nacional.
O único corte efetuado pelo Congresso Nacional no orçamento da Unidade Orçamentária 32101 (MME – Administração Direta) foi na ação “Administração da Unidade”, sob a responsabilidade da UJ SPOA e não da UJ Secretaria-Executiva, demonstrando assim a confiança esperada no Planejamento Financeiro para o Escritório de Projetos Estratégico (EPE).
3. FLUXO DE CAIXA PROJETADO
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil