publicidade
Neste trabalho refere-se a duas campanhas publicitárias sobre a coca-cola, pois este produto já há vários anos que tendem em realizar campanhas de vários caracteres tanto humanísticos como também na área solidária com o intuito de mostrar também a felicidade, como slogans “abra a felicidade” ou “emoção para viver”.
Em primeiro lugar a campanha publicitária de 1993 destaca-se pela forma como as personagens estão felizes com a bebida, e também pelo facto de serem de cor negra, o que dá a sensação de ser mundialmente conhecida.
O seu target esta refletido para todo o tipo de públicos assim e com o objectivo de promover uma marca que está inserida no mercado há 50 anos no mundo, sendo comercializada em varias zonas do mundo. O seu objetivo, ou comunicação para os seus consumidores passa pela felicidade ou pela forma como melhorar o mundo, já que na campanha publicitária mais recente de 2013, reflecte para uma ação humanitária de um conjunto de pessoas com uma camara oculta que consegue fazer uma boa ação e como recompensa é dado um bilhete para o jogo de futebol do Benfica e um garrafa da coca-cola, isto mostra que também existe uma parceria entre um clube de futebol conhecido em Portugal e depois desta acçao involuntária dos participantes o publico recebe a recompensa, para que se mostra a felicidade de cada um após esta ação.
Na minha opinião a mensagem transmitida na campanha de 93 não é tao clara e simples como a campanha mais recente, pois não é tao nítida e só com o passar do tempo é que a empresa ou produto dá uma maior “marca” ou “linha” a seguir para publicitar o seu produto. Por exemplo, sempre que vemos uma campanha publicitária da coca-cola, chegamos á conclusão que esta remete para causas que conseguem chegar ás pessoas, que façam pensar em ser solidário e como o mundo ode ser melhor, mesmo que o produto não comprometa para tal, mas esta imagem da empresa é cada vez mais evidente com o passar do tempo.
Estas campanhas são