Publicidade
A Gestalt diz que a arte e funda no principio da pregnância da forma. Sendo assim a formação de imagem harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade e, por isso, considerado indispensável – seja numa obra de arte, num produto industrial, numa peça gráfica, num edifício, numa escultura ou em qualquer outro tipo de manifestação visual.
Desta forma entende-se que a tarefa do designer, do artista ou de qualquer outro profissional é a de conceber e desenvolver objetos que satisfaçam as necessidades ode adequada estrutura formal, obviamente, respeitando-se padrões culturais, estilos ou partidos formais relativos intrínsecos aos diversificados objetos concebidos, desenvolvidos e construídos pelo homem. Pensamos que este objetivo possa ser alcançado tendo como referência e embasamento principal os estudos e experiências realizadas pela Gestalt no campo da percepção visual da forma e agora, modestamente, reforçado por este sistema de leitura.
2. Escola GESTALT
Segunda metade do séc. XIX, Wertheimer, Kohler e Kofka , estudaram a forma e sua percepção.
Surgido em 1910 na universidade de Frankfurt. Atuou principalmente no campo de teoria da forma, contribuiu para os estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais. A teoria tenta explicar porque umas formas agradam mais e outras não. Gestalt significa integração das partes em oposição à soma do “todo”.
3. Fundamentação teórica
Segundo Gestalt o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina. A excitação cerebral não se dá em pontos isolados, mas por extensão. Não existe, na percepção da forma, um processo posterior de associação das várias sensações. A primeira sensação já é de forma, já é global e unificada.
O postulado da Gestalt, no que se refere a essas relações psicofisiológicas, pode ser definido da seguinte forma: todo o processo consciente, toda forma psicologicamente