publicidade e propaganda
Todo trabalho cuidadoso para criar uma boa imagem de uma organização pode ser destruído por uma crise mal resolvida. Uma "crise", em termos de relações públicas, é qualquer evento que atrai cobertura intensa e negativa da mídia e interfere na atividade habitual do negócio. Uma organização pode gastar milhões de dólares para se recuperar de uma crise, ou a crise pode até levá-la definitivamente à falência.
Alguns exemplos populares que ocasionam crises de imagem são: um incêndio em uma fábrica, um funcionário interno acusado de realizar uma transação ilega, um tiroteio em uma escola, acusações de práticas de contabilidade ilegais, um político que não se profere bem, um acidente de avião etc.
Grandes empresas dos estados unidos costumam separar as empresas na seguinte dicotomia: Empresas que passaram por crises, e empresas e que ainda não sofreram sua(s) crises; pode-se deduzir, então, que toda e qualquer empresa será sujeita de uma futura crise, independentemente das competências dos profissionais que o órgão dispõe,
Para a recuperação da crise, existem passos fundamentais como: Agir o mais rápido possível, nao censurar o público da empresa, ter uma equipe de gestão de crises integrado na empresa e, se o erro diz respeito à organização, pedir desculpas públicas e apresentar providências tomadas para a resolução do problema e para garantia que nenhuma ocorrência similar se repita.
As crises de imagem se alastram de forma vertiginosa, e a proatividade sobre a crise é fundamental pois, quanto mais cedo se age para a recuperação de uma crise, mais rápido esta será solucionada.