Publicidade e propaganda
Publicidade e Propaganda
-2011-
Colégio Nossa Senhora do Rosário
ÁREA: Orientação Profissional PROFESSOR: Paula de M. Napolitano PROFISSÃO: Publicidade e Propaganda
ALUNA: Aline Carvalho Pimenta nº01
3ª SÉRIE A DATA: 14 de Junho de 2011 LOCAL: São Paulo
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a história da publicidade, bem como suas ocupações no mundo atual, a realidade do mercado de trabalho, as disciplinas trabalhadas nos cursos de graduação e esclarecer questões relativas ao trabalho de um publicitário.
DESCRIÇÃO
O publicitário cria a redação de uma propaganda; Cria a ilustração e/ou escolhe a foto que será utilizada; Analisa o mercado consumidor a ser atingido com a publicidade veiculada; Estuda as mídias ideais para uma veiculação eficiente; Trabalha com o psicológico/emocional de um determinado público-alvo; Localiza as necessidades de seu público a fim de saciá-las, convencendo-o a comprar o seu produto (aderir ao seu programa, contratar o seu serviço etc); Trabalha a todo momento com a persuasão.
HISTÓRIA
Mensagens comerciais e campanhas políticas foram encontradas em ruínas da antiga Arábia. Egípcios usavam papiros para criar mensagens de venda e cartazes, enquanto o conhecido volante (flyer) de hoje podia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e Roma. Pinturas em muros ou rochas utilizadas como propagandas eram outras formas encontradas no tempo antigo e é utilizada até hoje em várias partes da Ásia, África e alguns países da América do Sul, incluindo o Brasil. Com a economia expandindo durante o século XIX, as propagandas cresceram. Nos Estados Unidos, os classificados tornaram-se bem populares preenchendo muitas páginas de jornais com pequenos anúncios de itens variados. O sucesso desse formato de propaganda eventualmente levou ao aparecimento e crescimento da maladireta. Em 1841 a primeira Agência de Publicidade e Propaganda foi criada por Volney Palmer em Boston. Na