Public
Sorvete: ex.: Classic Cookies. Ingredientes básicos: Água, açúcar, chocolate, gordura vegetal, leite em pó desnatado, biscoito sabor chocolate, xarope de glicose, soro de leite, emulsificante, aromatizantes e corantes.
Bolachas: ex.: Bono. Ingredientes básicos: Farinha de trigo, açúcar, gordura vegetal, cacau em pó, amido, sal, corantes, fermentos químicos, bicarbonato de sódio.
Iogurtes: ex.: Ninho Soleil Líquido. Ingredientes básicos: Leite semidesnatado, água, polpa de morango, açúcar, amido, arroz, soro de leite em pó e fermentos lácteos.
Leite Condensado: ex.: Leite Moça. Ingredientes básicos: leite integral, açúcar e lactose.
Preço dos produtos: influenciado pelo preço dos grãos – através de fatores climáticos, como excesso ou escassez de chuva- para alimentação de bovinos, afetando a produção de leite, necessária para a fabricação do sorvete, iogurte e leite condensado, e diretamente para a fabricação de cereais, bolachas, chocolate; Pode ser influenciado também pela variação no preço do açúcar, presente em todos os produtos;
Renda: com o aumento da renda familiar, aumenta-se a demanda do produto; marketing da empresa, em propagandas do tipo “compre 1, leve2”; promoções de prêmios “escondidos” nos produtos; preço do produto em si, e de produtos semelhantes de marcas concorrentes;
Bens substitutos: ex.: Leite ninho, em pó ou líquido; de que devem desconfiar os produtores de manteiga quando as pessoas param de comprar seus produtos? Eles podem observar o preço de um possível substituto: a margarina. Manteiga e margarina podem ser chamadas de bens substitutos.
Bens complementares: ex.: café e açúcar. Pois o açúcar é um incremento do café. Se o preço do café sobe, a demanda pelo mesmo cai e, consequentemente, a demanda por açúcar irá diminuir, dado que parte deste produto era destinada ao consumo complementar de café.
Uma compra de