Administração public
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Estado, Governo e administração Pública (Marco Antonio Carvalho Teixeira)
MARANGUAPE-CEARÁ MARÇO/DE 2013
RESUMO DA OBRA/SÍNTESE DA OBRA
O livro é constituído por partes, cada uma delas sob a responsabilidade de um autor, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o método científico, em abordagens que se complementam.
Serão discutidas questões relacionadas ao federalismo brasileiro e ao funcionamento da administração pública, sobretudo no que se refere ás atividades do governo, com ênfase no atual desenvolvimento do pacto federativo brasileiro e no modelo que emergiu a Constituição Federal de 1988.
CONCLUSÃO DA RESENHISTA
De um modo geral, o autor apóia em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. Numa das poucas oportunidades em que declara suas próprias idéias, MARCO ANTONIO CARVALHO TEIXEIRA quando se fala em federalismo, faz-se referências direta a um país que a responsabilidade pela administração pública está compartilhada entre os governo nos níveis local (municípios) ,regional (estados) e o nacional( União),Nessas estrutura cabe aos governantes estaduais e municipais se organizarem para exercer sua competências ,mostrar as suas estruturas administrativas e desempenhar todas as suas funções conforme o que está proclamado na Constituição.
O federalismo brasileiro implantado no Brasil simultaneamente á proclamação da República e formalizado com a constituição de 1891, o federalismo acabou se inspirando no modelo norte-americano embora tenha sido totalmente diferentes.Então o federalismo brasileiro teve como origem um poder centralizador que se distribuiu entre estados e dos municípios.
Com um golpe em 1937, estabeleceu-se o Estado Novo, ápice do modelo varguista. Neste período, a centralização de poder foi bastante intensa, chegando-se mesmo a abolir o federalismo da Constituição, retirando-se a expressão