Pt1 Log Reversa
Se o destino do lixo for a queima a céu aberto, novamente o impacto é negativo tanto para as pessoas como para a natureza: a queima lança no ar dezenas de produtos tóxicos, que variam da fuligem, que afeta os pulmões, às dioxinas, resultantes da queima de plásticos, que são cancerígenas.
2 - O lixo é atualmente um dos maiores problemas ambientais em escala global, pois o crescimento da população mundial gerou um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos, tornando-se uma ameaça ambiental e social, tendo em vista que o lixo provoca a poluição e a contaminação do solo e da água, promove a liberação de gases do efeito estufa e desencadeia a proliferação de insetos transmissores de doenças.
3 - O lixão é um grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para “abrigar” os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente. Não há tratamento para o chorume, líquido liberado pelo lixo, que contamina o solo e a água. Por lá, não é difícil encontrar ratos e insetos circulando livremente. Os resíduos ficam, literalmente, a céu aberto.
Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia.
4 – Os lixões geralmente estão localizados nas periferias, tipo áreas alagadas, várzea e mangues. O porquê deles sem localizados nesses lugares seria pelo custo, e também os lixões ficam foram das vistas da população da classe mais alta.
5 - Porquê para a implantação de um modo geral, um processo demorado, pois envolve
Exigências legais e resistência por parte da população. A escolha da área para destinar
Passa pela fase dos estudos preliminares. Estes são importantes para definir o sistema a ser adotado. A