PT um retrato social
“CIDADÃOS: DIREITOS POLÍTICOS E SOCIAIS”
O filme “cidadãos: direitos políticos e sociais” é na nossa opinião, é um filme bastante interessante uma vez que, retrata toda uma transformação da população Portuguesa a partir dos anos 60 até a atualidade. O autor realizou o filme recorrendo a várias épocas e contextos característicos de uma sociedade em mudança, de modo a conseguir transmitir para o publico a sua visão sobre a evolução da sociedade fazendo comparação entre o passado e o presente com ligação ao futuro, ou seja, o ontem… o hoje… e o amanhã…
SOCIEDADE E CULTURA NUM MUNDO EM MUDANÇA
Nas décadas de 60 e 70, a mulher lutou por direitos iguais aos dos homens, conduzindo neste período da história da mulher portuguesa a um início de um novo paradigma de vida onde novas prioridades surgem, passando o casamento e a família a deixaram de ser prioridade máxima na sua vida, isto é a educação dos filhos que se verifica ser uma tarefa complexa para os pais, era uma tarefa que a mulher acumulava sozinha, fato que nos dias de hoje e na maioria dos casos já não se verifica, estando o homem cada vez mais participativo nestas tarefas.
Diversas fontes apresentam as mães mais envolvidas do que os pais nas tarefas do dia-a-dia da criança e no acompanhamento educacional dos filhos, contudo e como já fora referido, um número crescente de pais começam a compartilhar com a mulher essas tarefas educativas e a responsabilidade sobre os filhos, procurando deste modo adequarem-se à nova realidade familiar. O filme mostra-nos essa mesma realidade com uma visão em muitos contextos, onde a mulher apesar de trabalhar fora de casa acaba por acumular as funções e responsabilidades antigas com as novas. No entanto, estereótipo de género por vezes mistura-se ao estereótipo das tarefas, sendo algumas consideradas tarefas predominantemente femininas e outras masculinas. Por exemplo, o trabalho doméstico exercido pelo homem é visto como uma
“ajuda” à mulher e não como uma