Evolução e gerações de computadores
A EVOLUÇÃO E AS GERAÇÕES DOS
COMPUTADORES
Campos dos Goytacazes
2015
A evolução e as gerações dos computadores
As gerações de computadores foram surgindo a partir da época do Ábaco cerca de 2000
a.C., para poder apenas contar e fazer pequenos cálculos. O pulo de uma geração para outra vem com uma nova tecnologia que possibilita com grandes avanços do poder de cálculo ou descobertas que modificam a base de um computador.
O início de tudo
Como em qualquer invenção, o primeiro computador teve sua origem em algo preexistente e que já trazia consigo alguns conceitos trabalhados por especialistas anos antes. Enquanto Alan Turing é conhecido por seu pioneirismo na ciência da computação, ou da programação em si, foi o engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX, segundo pesquisadores.
1º Geração: tecnologia de válvulas (1940 - 1955)
O Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto. Embora o PC faça, atualmente, parte do nosso cotidiano, essa realidade é bem recente. Há algumas décadas, os aparelhos eram somente calculadoras imensas, que ocupavam salas inteiras. Seu poder de processamento era inexistente se comparado com o que temos nos dias de hoje em gadgets que levamos no bolso.
Somente na década de 1940, os computadores mecânicos rudimentares deram lugar de vez aos computadores de uso geral, que já usavam algoritmos simples para perfurar cartões e entregar resultados de cálculos complexos aos seus operadores. Nesse contexto, a fundação da HP é um marco, tendo apresentado seu popular Oscilador de
Áudio HP200A, equipamento usado na indústria do cinema pela Disney para produzir efeitos sonoros.
Em 1943 o Mark I era totalmente electromecânico: ele media cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e pesava cerca de 5 toneladas. O barulho do computador em funcionamento, segundo relatos da época, se assemelhava a varias pessoas tricotando