evolução dos computadores, 3° e 4° gerações
Um fato importantíssimo favoreceu a evolução dos computadores para a terceira geração na década de 60: A Corrida Espacial. O governo Americano investiu bilhões de dólares em pesquisas, para que os americanos fossem os primeiros a chegarem ao espaço.
A criação de um pólo de pesquisas avançadas - a ARPA (Advanced Research Projects Agency) - fez com que surgissem vários conceitos que foram empregados e que refletem direta e indiretamente em tudo o que há no mundo da informática hoje.
Entre eles podemos destacar a interação homem-máquina, tendo como conseqüências a criação dos videogames - e redes descentralizadas de computadores - possibilitando a criação de redes globais como a Internet, que hoje conhecemos tão bem.
Neste ponto havia a necessidade de serem criados instrumentos confiáveis e, principalmente, que ocupassem pouco espaço físico. Deste modo, em 1963 começou a produção dos primeiros circuitos integrados, com a junção de vários transistores em um só componente, colocando um circuito relativamente grande dentro de uma só pastilha de silício.
CIRCUITO INTEGRADO (MICROPROCESSADOR) - 1964 Em 1964, os circuitos integrados feitos de silício permitiram a miniaturização de componentes eletrônicos. Isso tornou possível reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Houve também consequentemente à melhoria de seu desempenho, de seu poder e também de sua confiabilidade. O INTEL 4004 desenvolvido em 1971 foi o primeiro microprocessador e circuito integrado que incorporava todos os elementos de um computador em único componente: unidade lógica aritmética, memória e unidade de controle.
INTEL 4004
IBM 360 - 1964
Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM/360, lançado em 1964.
Avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 unidades.