PT INDIVIDUAL Fernando Pinheiro Administra o
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDO PINHEIRO DA SILVA
Atividade de Portfólio – Individual
ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
BELO HORIZONTE
10/2014
FERNANDO PINHEIRO DA SILVA
Atividade de Portfólio – Individual
ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
BELO HORIZONTE
10/2014
INTRODUÇÃO
Muito diversificada, a economia gaúcha, tem como base a agricultura, a pecuária e a indústria. O arroz, o milho, a soja e o trigo, são produtos destacados, dentre outros produtos. Entretanto, no tocante da estrutura de Supermercados, concorre mais em aluguéis de salas, chaveiros, farmácias e empresas de outros ramos e escopo. O mesmo se dispõe de restaurantes e lanchonetes nas lojas, oferecendo outros tipos de serviços como de recarga celular, etc. Essa diversidade compete obter um melhor faturamento e geração de receita.
De acordo Garófalo “o mercado está associado ao comércio e se constitui no local onde os ofertantes expõem suas mercadorias para vender e os compradores vão adquiri-las.” Logo, a caracterização dessa estrutura é a forma em que os compradores e vendedores se interagem a fim de estabelecer o preço ou quantidade a ser transacionada (Garófalo, 1992, p.34).
No ano de 2013, o crescimento dos supermercados gaúchos contribuiu com inúmeros fatores decisórios para que o ramo apresentasse um crescimento verdadeiro, levando se em conta um percentual de 7,39% de seu levantamento.
Em 2012, a representação do estado, no setor supermercadista, no parâmetro nacional, era de 77% indo para 80% no ano de 2013, onde registrou-se um faturamento de 272,2 bilhões em 2013, tendo um crescimento real de 5,8%.
Com a entrada de redes estrangeiras no mercado gaúcho, primeiramente com o Carrefour, depois, com o grupo Sonae, conforme reforça os autores do texto, que focam o comportamento de tais mudanças no setor supermercadista, há um grande investimento no ramo,