Pt In
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADo
SERVIÇO SOCIAL
HELENA MOREIRA DE CASTRO
REVENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL
URUAÇU
2014
HELENA MOREIRA DE CASTRO
REVENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Social, Serviço Social,Terceiro Setor, e Oficina de formação; Pesquisa Social; TCC.
Profs. Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; Rodrigo Eduarado Zambon.
Semestre: 8º
URUAÇU
2014
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A presente produção textual interdisciplinar individual – 8º semestre de Serviço Social, será uma reflexão sobre: 1º A História da Profissão; 2º Os Avanços da Pofissão e 3º As Demandas Atuais e a Contribuição Para o Desenvolvimento da Profissão e finalizando faremos uma observação da Função do Serviço Social na Conteporaneidade.
1º A História da Profissão nos esnsina que o Serviço Social foi criado para atender as questões sociais e a questão social surge de uma necessidade que não está sendo sanada, ou seja: o ferimento de algum direito social e, que, de todos os direitos, os sociais foram os últimos a serem reconhecidos. Que o mundo sempre imaginou que o ano 2000 seria o coroamento do processo civilizatório. O que aconteceu é que antes o mundo se dividia em países, agora em pleno século 2000, o mundo se divide em dois grupos sociais; os incluídos e os excluídos.
2º Os Avanços da Pofissão se deu em função de preparo de capacitação de enfrentamento das questões sociais desde sempre. Ao longo de sua trajetória, foi se moldando demarcando em cada momento histórico, lutou, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Alcançou conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de