Metodologia
A visão estéreoscopica ou estéreo diz respeito a visão em três dimensões. É a reprodução artificial da visão binocular natural. Por diversas maneiras pode-se fazer com que depois cada olho veja exclusivamente a cena que lhe corresponde. É a maneira mais antiga de ver registros e desenhos em verdadeira terceira dimensão, com relevo saíndo do plano da figura. Tem-se feito desenvolvimentos em visualização estereoscópica, de várias maneiras, como técnica clássica e por meio de tela difrativa, no caminho de se obter o registro e a reprodução holográfica sem necessitar de láser.
Algumas metodologias são utilizadas para obter imagens m estereoscópia:
Visão estereoscópica de IMAGENS: duas aerofotos ou imagem que recubram a mesma área
Estereoscópio: permite a manutenção de eixos óticos paralelos a fim de obter imagem 3D.
Alem do par de aeroftos e esteroscopio, existem métodos mecânicos ou óticos tais como: anaglifo, polarização da luz, cintilmento encademanto ótico. Em estereoscópia humana a visão monocular permite examinar a posição e a direção dos objetos dentro do campo da visão humana em um único plano. Permite reconhecer nos objetos, a forma, as cores e o tamanho. A fotografia simples é uma reprodução da visão monocular.
Por outro lado, a visão binocular permite a percepção de profundidade. A profundidade é dada pela diferença de ângulos com que as imagens são percebidas. Ao apresentar aos olhos duas imagens de um mesmo objeto, de pontos de vista diferentes, e conseguir por algum artifício, fazer com que cada olho capte somente a imagem colocada à sua frente, o cérebro, ao receber as duas imagens distintas, interpreta-as como as imagens que receberia se observado o objeto diretamente, e as funde em uma única imagem tridimensional, realizando a