psoriase
Para países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Crise de 2008
Após esta semana, que foi de cinco dias de sucessivas perdas para os capitalistas em todo o mundo, mesmo após a doação de mais de 800 bilhões de dólares feita pelo Congresso norte-americano, pelas iguais doações feitas pelos governos europeus e de um inédito corte mundial nas taxas de juros, ninguém mais tem dúvida, ou tem coragem de esconder, que estamos diante da maior crise que o capitalismo já viveu.
Depois do crash da bolsa de Nova Iorque, em 1929, ao qual se seguiu a pior crise econômica dos Estados Unidos, com altíssimos índices de desemprego, falências e miséria, a burguesia tratou de criar diversos mecanismos para impedir uma crise e igualmente tratou de convencer a todos os que queriam ser convencidos que tais mecanismos de fato poderiam impedi-la.
Em uma semana, esta ideologia foi definitivamente transformada em sucata. A crise atual, que se arrasta por mais de um ano, simplesmente ultrapassou