Psique
Conceito:
Os transtornos mentais são definidos como padrões associados a perturbações, deficiências e comprometimentos na vida de uma pessoa.
Etiologia: (causas)
As primeiras visões sobre os transtornos mentais seguiam a hipótese somatogênica, segundo a qual os transtornos eram resultado de uma determinada lesão ou infecção. Sigmund Freud, por outro lado, argumentava que certos transtornos mentais tinham raízes em problemas psicológicos.
Os teóricos modernos descrevem os transtornos mentais usando o modelo da diátese ao estresse, com a diátese criando a predisposição para a doença mental, e o estresse proporcionando um gatilho que transforma o risco no transtorno verdadeiro.
Classificação dos Transtornos Mentais
A avaliação de qualquer indivíduo pode envolver uma entrevista estruturada, que é uma das maneiras em que o clínico avalia os sintomas e os sinais do paciente. Juntos, eles formam um padrão que identifica uma determinada síndrome. A avaliação também pode incluir um teste da personalidade.
O diagnóstico costuma ser feito em referência às categorias identificadas no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM):
As classificações do Eixo I contêm as categorias mais familiares de transtornos mentais, e o Eixo II descreve diversos transtornos da personalidade.
Esquizofrenia
Uma pessoa que sofre de esquizofrenia pode ter sintomas positivos (p.ex., delírios, alucinações e pensamentos, sentimento e comportamentos desorganizados) e sintomas negativos (incluindo a ausência de expressão emocional).
Transtorno psicótico sério que atinge aproximadamente 1/100 pessoas.
Os cinco principais sintomas são distúrbios de:
1. Percepção: seleção e filtragem prejudicadas, alucinações (auditivas, visuais, olfativas, táteis, cinestésicas, etc.);
2. Linguagem: sopa de palavras, neologismos;
3. Pensamento: lógica prejudicada, delírios (influência, paranóide,