Psique feminina
Psicologia Feminina em O Senhor dos Anéis
21 DE ABRIL DE 2008 POR FÁBIO BETTEGA COMENTAR
[pic]
Este presente artigo tem como objetivo enfocar a psicologia feminina dentro da Trilogia do Anel, mais especificamente a personagem Arwen. Os filmes de P.J. deram novas características à filha de Elrond,características estas, que tornaram possível esta análise de ser realizada.
Esta análise não é uma continuidade de "Análise Psicológica de O
Senhor dos Anéis", e sim um texto à parte. Assim que a parte restante de "Análise Psicológica de O Senhor dos Anéis" estiver concluída, estará publicada aqui no site.
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, estejam à vontade para me enviar um e-mail [pic]
A PSIQUE FEMININA Ao analisarmos a dinâmica da personagem Arwen, através da teoria da psicologia analítica, se faz necessário em um primeiro momento analisarmos quais são os conceitos teóricos personificados na estória.
A personagem Arwen, representa o ego, uma vez que ela é a personagem central a ser analisada.
Esta é a definição de ego, segundo Jung:
Eu/Ego: "Entendo o "eu" como um complexo de representações que constitui para mim o centro de meu campo de consciência e que me parece ter grande continuidade e identidade consigo mesmo.
Por isso, falo também do complexo do eu.
O complexo do eu é tanto um conteúdo quanto uma condição da consciência (v.), pois um elemento psíquico me é consciente enquanto estiver relacionado com o complexo do eu.
Enquanto o eu for apenas o centro do meu campo consciente,,não é idêntico ao todo de minha psique,mas apenas um complexo entre outros complexos.
Por isso distingo entre eu e si-mesmo.O eu é o sujeito apenas de minha consciência,mas o si-mesmo é o sujeito do meu todo, também da psique inconsciente. dentro dele o eu.
O si-mesmo gosta de aparecer na fantasia inconsciente como
Neste sentido o si-mesmo seria uma