Psiologia na escola
Os pais têm o papel de estimular os filhos a obedecerem as regras da escola, mesmo quando discordam delas, pois assim os ensinarão que precisam seguir as regras mais amplas da sociedade. Diante de qualquer descontentamento com a escola é interessante que os pais a procurem. Isto é até uma forma de estreitar a relação, tornando-a mais sólida.
A entrada da criança na escola é uma nova etapa em sua vida, e se os pais persistem em intervir nessa etapa em que a criança aprende a encarar a vida por conta própria, ela sai perdendo. Perguntar, demonstrar interesse pela escola do filho é positivo, porém não deve ser uma forma de cobrança, forçando-o a contar como foi o dia na escola.
Geralmente os pais invadem o contexto escolar, por necessidade de controle ou mesmo por ansiedade, e mesmo que as intenções sejam sempre boas, isto pode tomar a responsabilidade de estudar que seria do filho. Demonstre confiança e dê autonomia para a criança desenvolver seus deveres de casa, perguntando se ela precisa de sua ajuda ao realizá-lo. Com isto, os pais desenvolvem uma relação de companheirismo no processo de aprendizagem.
Quando é propiciada às crianças essa responsabilidade, no que diz respeito aos deveres de casa, elas se tornam adultos responsáveis, realizam aquilo que prometem e respeitam seus