PSIO
1 INTRODUÇÃO
O trabalho em questão trata do Comportamento Humano Individual e comparando-o com o Comportamento Organizacional, evidenciando suas principais características. Conforme Bergamini, no estudo da Psicologia o comportamento é a atividade observável dos organismos na busca de adaptação ao meio em que vivem, e se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas, disposicionais e situacionais. Watson define o comportamento como um objeto observável, mensurável, que pode ser reproduzido em diferentes condições e indivíduos.
2 DESENVOLVIMENTO Segundo Gordon Allport, Personalidade é: “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”. Na definição de personalidade pode-se incluir o temperamento, reações emocionais típicas, estados de humor e características de humor da pessoa e caráter como concepção moral de conduta do indivíduo, além destes pode-se incluir os traços, valores e habilidades que organizam este indivíduo.
São determinantes da personalidade: a hereditariedade que é resultante das características herdadas geneticamente, o ambiente que pode ser familiar, escolar e social, que contribui para a formação da personalidade e temos ainda a situação que pode ser as diferentes circunstâncias em que o indivíduo se encontra. As pessoas ingressam nas organizações com a personalidade já bem defina e suas personalidades exercem uma forte influência sobre o comportamento na trabalho.
Características que descrevem o comportamento de uma pessoa: a amabilidade, tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face os outros e valorizam a relação com o grupo. Outros traços são a conscienciosidade que é tendêncila para mostrar a auto disciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Estabilidade emocional que é referente a