Trabalho
(1-12)
Substituindo esta expressão na
Eq. 1 10 e substituindo Vr
-
-
Fazendo Psio. = 2,600 X 103 kg/m3 e e = 0,80 nesta equa ção, descobnmos que a liquefação acontece quando a massa específica da areia é maior que
pelo seu valor,dado pela Eq.1-11, obtemos:
_
p ª
Psio2
-
V:
�
Psio1
-· l+e l+e
_
-
P.
(1-13)
/m3
2.. 600x 10 3
- --- kg,-''---- = 1,4 X 10 '.l
---1,80
kg m 3.
/
(Resposta)
REVISÃO E RESUMO
A Medição na Física A física se baseia na medição de gran dezas físicas. Algumas grandezas físicas, como comprimento, tempo e massa. foram escolhidas como grandezas fundamentas; i cada uma foi definida através de um padrão e recebeu uma uni dade de medida (como metro. segundo e quilograma). Outras grandezas físicas são definidas em termos das grandezas funda mentais e de seus padrões e unidades.
Unidades do SI
O sistema de unidades adotado neste livro
é o Sistema Internacional de Unidades (SI). As três grandezas
quantidades algébricas até que apenas as unidades desejadas permaneçam. Comprimento O metro é definido como a distância percor rida pela luz durante um intervalo de tempo especificado.
Tempo
O segundo é definido em termos das oscilações da luz emitida por um isótopo de um certo elemento químico (cé sio-133). Sinais de tempo precisos são enviados a todo o mundo através de sinais de rádio sincronizados por relógios atômicos em laboratórios de padronização.
físicas mostradas na Tabela 1-1 são usadas nos primeiros capítu los. Os padrões. que têm que ser acessíveis e invariáveis, foram estabelecidos para essas grandezas (undamentais por um acordo internacional. Esses padrões são usados em todas as medições foicas. tanto das grandezas fundamentais quanto das grandezas secu11dári.as. A nornção científica e os prefixos da Tabela l-2 são usados para simplificar a notação das medições.
Massa O quilograma é ddinido em termos de um padrão de massa de