direito
José Benito Fernandes de Araújo Neto (jbfan@cin.ufpe.br)
David Embiruçu
Leandro Melo
Pablo Alessandro
Sergio Sette
Professor: Alexandre Vasconcelos
Recife, 10 de junho de 2008.
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar os conhecimentos sobre a engenharia de software sob o ponto de vista do Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK). No primeiro capítulo iremos falar sobre a engenharia de software e fazer uma introdução ao GUIA. Nos demais capítulos iremos apresentar cada umas das áreas de conhecimento do SWEBOK.
1. Introdução No ambiente atual encontrasse muitos profissionais na área de Engenharia de Software. E o software já é uma realidade em toda a sociedade, onde o mesmo agrega algum tipo valor para o cliente. Apesar dos milhões de profissionais de software no mundo inteiro e a presença de software ubíquo na nossa sociedade, engenharia de software só recentemente atingiu o status de uma legítima disciplina da engenharia e de uma profissão reconhecida.
Defini-se engenharia como sendo uma disciplina que ainda está em desenvolvimento. Existe uma grande tendência ao aumento no seu nível de maturidade.
Engenharia de Software é a uma área de interesse (disciplina) preocupada com a criação e manutenção de aplicações de software pela aplicação de tecnologias e práticas da ciência da computação, gerência de projetos, engenharia, domínios de aplicação e outros campos.
O Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK), surgiu através de uma parceria entre a IEEE Computer Society and the Association for Computing Machinery (ACM) em cooperação a fim de promover a profissionalização da engenharia de software, criar um consenso sobre as áreas de conhecimento da engenharia de software e seu escopo.
Os objetivos do Swebok são:
Oferecer uma visão consistente da engenharia de software no âmbito mundial
Deixar claros os limites de