psicoátia
Psicopatia Infantil
Características de psicopatia infantil, vida familiar e sociedade
Ipatinga
Junho 2013
Psicopatia Infantil
Características de psicopatia infantil, vida familiar e sociedade
Resumo: O trabalho pretende identificar as características de crianças com traços de psicopatia, na visão da psiquiatria e psicanálise. Busca ainda apresentar a influência da família no desenvolvimento infantil e a visão da sociedade sobre o tema. Tem como objetivo verificar a permanência dos traços citados na vida adulta e as possibilidades de oferta de tratamento.
Palavras – Chave: Psicopatia, Infância, Psiquiatria, Psicanálise.
Ipatinga
Junho 2013
Introdução
O presente trabalho é fruto da proposta de atividade interdisciplinar do, terceiro período curso de psicologia e irá abordar os conceitos que permeiam a visão das crianças com traços de psicopatia. O trabalho pretende apresentar de forma objetiva as características deste transtorno pelos manuais DSM–IV (Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais), CID-10 (Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas) e como a psicanálise freudiana aborda a questão. Dispomos-nos, portanto a pesquisar como é a personalidade do psicopata e seus traços na infância, e sua relação com a família e sociedade.
Escolhemos para embasar teoricamente a pesquisa os manuais citados acima visto que são amplamente utilizados na atuação médica e psiquiátrica e válida como fonte de pesquisa científica, e especificamente na psicologia, elegemos a psicanálise como ponto de partida para se pensar a temática visto que ela tem um modo distinto no que se refere ao diagnóstico, conduta e acompanhamento da pessoa.
Uma criança que apresenta comportamento agressivo, desejo por maltratar animais, ausência de remorso em relação aos próprios feitos, pode estar dando indicio de um transtorno de conduta, com essas características presentes podemos estar diante de um quadro de