Psicossocial
Intervenção psicossocial é aquela que trabalha conjuntamente a situação, os problemas, tanto decorrentes da psicologia (comportamento, violência etc.) como os resultantes da carência de meios econômicos do usuário ou da comunidade.
Exemplo: o AS que está trabalhando o reforço da autoestima de um usuário alcoolista que maltrata sua família levado pela sua impotência para conseguir e manter um emprego ou o que está trabalhando em uma instituição, posto de saúde ou outro centro comunitário dando orientação para mulheres vítimas de violência, proteção a infância carente, jovens com desvios de conduta, ambos estão realizando intervenções psicossociais na área do serviço social.
O aumento dos problemas sociais na realidade brasileira tem exigido do psicólogo um olhar muito mais atento para as necessidades psicossociais da população e para a construção de práticas que melhorem a qualidade de vida e saúde psíquica dos indivíduos. Sair dos consultórios e aproximar-se das instituições e comunidades tem sido o grande desafio do psicólogo na atualidade. (NEIVA, KATHIA MARIA COSTA 2010)
Peguei dos artigos do professor, vou ler mais...
Um dos grandes desafios dos psicólogos clínicos e acadêmicos no âmbito social está na lacuna existente entre a teoria e a prática (Junior, 2009). Muitas vezes as práticas psicossociais se veem enrijecidas com metodologias científicas sem haver uma preocupação com a realidade social daqueles sujeitos estudados. O que acaba prejudicando a eficácia das intervenções psicossociais.
Desta forma, podemos perceber que um dos aspectos fundamentais dos psicólogos sociais é ir além das teorias e moldar uma prática de acordo com a demanda destes sujeitos. Partindo desta perspectiva, os referenciais teóricos e práticos devem estar compromissados, segundo Lacan e pensadores como Slavoj Zizek e Chantal Mouffe, com práticas interventivas que por um lado podem possibilitar a atuação comprometida dos profissionais.