Riscos Psicossociais
José Alexandre Mendes Madruga
Taciane Brum da Silva
Riscos Psicossociais
Os riscos psicossociais sua tem origem no âmbito das organizações do trabalho, que se da através de várias formas, os fatores e as características das condições do trabalho,que afetam a saúde do trabalhador. Sendo que um dos mais presentes hoje é o stress.
Fatores de risco de origem psicossocial:
Os riscos psicossociais relacionados com o trabalho têm sido identificados como um dos grandes desafios contemporâneos para a saúde e segurança e estão ligados a problemas nos locais de trabalho, tais como o stress, violência, assédio e intimidação no trabalho.
É um estado caracterizado por altos níveis de excitação e de angústia, com a frequente sensação de não poder fazer frente à situação" (definição do método Istas21).
Fatores de Risco de Origem
Psicossocial
Entre as relações mais citadas,alguns fatores ligados à tarefa para desenvolver as habilidades surgem as condições para executar o trabalho como tarefa importante, como por exemplo os equipamentos adequados.
Fatores ligados à estrutura da organização:
- Hierarquia, relações sociais no trabalho,sistema de participação,práticas de formação, estabilidade.
Fatores ligados à tarefa:
- São aqueles que permitem ao trabalhador sentir que o seu trabalho serve para alguma coisa, que é útil,que pode desenvolver seus conhecimentos e capacidades.
Carga de trabalho:
-
Sobrecarga quantitativa: tempo, ritmo.
- Sobrecarga qualitativa: informação e formação.
promoção
sem
ações
de
Infra-carga de trabalho.
Quantitativo: atividade física ou mental, presença necessária do trabalho, mas sem intervenção necessária.
Qualitativo: conteúdo do trabalho é escasso.
Autonomia:
Podemos diferenciar três tipos de autonomia:
Autonomia de tempos: controlar o ritmo de trabalho.
Autonomia operacional: possibilidade de influir na ordem das tarefas Autonomia organizacional: possibilidade de intervir política da empresa, nos objetivos, normas e