psiconeuroimunologia
Padrão consistente: “Toda sexta feira, antes de ir pra faculdade, esqueço algo importante, que me fará falta no dia”.
Teoria 1: por minha aula, as sextas, começar as 7:00 tenho que sair de casa muito cedo, com isso fico meio lesada e acabo esquecendo alguma coisa.
Teoria 2: sempre protelo para levantar da cama e quando vejo tenho que sair correndo para não chegar atrasada a aula, por isso sempre esqueço algo.
Poderia obter dados para saber qual das teorias está correta observando todas as manhas de sexta-feira, durante um período de tempo, registrando os fatos observados e ao fim analisar o predomínio de ocorrências, conseguindo assim, sustentar uma das explicações.
A a abordagem da explicação 1, para haver mudança de tal comportamento, no caso para diminuir sua ocorrência, seria organizar todas as minhas coisas no dia anterior, antes de dormir, para que eu não precise exigir muito do raciocínio de organizar e pegar tudo que vou precisar.
Já uma abordagem, para diminuir sua ocorrência, para a explicação 2, poderia pedir para alguém me acordar e ter mais disciplina para levantar, assim não precisarei sair correndo e logo não vou esquecer, sempre, as