Psiconcologia Pediatrica
O relatório tem por objetivo mostrar as atividades realizadas no estágio supervisionado em psiconcologia pediátrica, atividades desenvolvidas na Casa Ronald Mcdonald e estruturando com a teoria cognitiva comportamental.
Escolher este estágio é uma forma de contribuir com uma área muito recente da psicologia, a psiconcologia, onde visa uma reflexão sobre o papel do psicólogo oncológico no trabalho com pacientes e suas acompanhantes.
Na contemporaneidade a psiconcologia tem sido de suma importância devido aos avanços de estudos científicos, nessa área e tem promovido o interesse e maior interação de profissionais da saúde com a conscientização que o ser humano é biopsicossocial.
Essa nova área de estudo ajuda os profissionais de diversas áreas a perceber que os pacientes não sofrem apenas com a dor física, mas também com a dor psíquica, tornando- se importante a psicologia nos hospitais.
A psiconcologia é uma especialidade da psicologia que foca no trabalho voltado para as reações emocionais no processo da doença, o câncer. Que tende a provocar diversas reações nos pacientes como em seus familiares. No processo do adoecimento e tratamento, pode aparecer o nervosismo, inseguranças, angustias, medo ou ate mesmo tristeza. Essas reações são naturais e até comuns, podendo ser suavizada por psicólogos aptos para lidar com essas questões.
Observando as crenças frente à doença e o tratamento individualizado, é importante compreender que o caráter preventivo quanto mais precoce for à intervenção psicológica maior seria a expectativa de recuperação psíquica dos pacientes e seus familiares. Principalmente quando observamos que estão interferindo em seus sentimentos e comportamentos, onde o inicio precoce diminui a incidência maior do agravamento do estado psíquico indo atenuar no sofrimento relacionado à doença e tratamento.
E o objetivo por essa escolha é descrever a experiência vivida no estagio, no qual atuo como facilitadora de um grupo de crianças,