Psicomotricidade
Este trabalho teve como objetivo abordar a história sobre psicomotricidade, definiçao, conceitos e o seu desenvolvimento, entre outros aspectos, tais como: a definiçao da psicomotricidade e suas respectivas áreas de trabalho e intervençao.
Este estudo poderá fornecer subsidies para outras pesquisas sobre o assunto auxiliando estudantes e pesquisadores da area, e uma melhor intervençao e compreensao das respectivas áreas.
Existem fatores que influenciam esse atraso na evolução do desenvolvimento. Alguns estudos mostram que a obesidade é um deles (mas ainda é um fator que deve ser visto com muita cautela pois não existem estudos tão aprofundados), outro fator é a limitação da criança a espaços físicos diferentes, é a falta de exploração do próprio corpo, falta de aptidão física, dentre outros (BERLEZE,2007).
Uma boa estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui de uma forma progressiva do todo para o específico. Normalmente quando a criança apresenta dificuldade na aprendizagem, tem como principal motivo alguma deficiência no desenvolvimento psicomotor. Adquirindo uma boa experiência nesse requisito a mesma consegue conquistas que marcam sua vida emocional e intelectual (ROCHAEL, 2009).
A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimentos, suas relações internas e externas. Seu estudo está ligado a três premissas principais: o movimento, o intelecto e o afeto. Destarte, psicomotricidade tem fortes relações com o processo de aprendizagem (OLIVEIRA, 2013).
Em 1900, por Wernik o termo psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez, por Wernik para nomear uma doença: debilidade motora. Desde então começaram a observar que em alguns movimentos o corpo não estava em sintonia, existia limitações motoras na hora de executar alguns movimentos,