Psicomotricidade
1.0 - O QUE É A PSICOMOTRICIDADE ?
Psicomotricidade é a capacidade de movimentar-se com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o exercício de múltiplas funções psicológicas, memória, atenção, raciocínio, discriminação, etc. O estudo da psicomotricidade centraliza-se nos processos de controle do jogo de tensões e desconcentrações musculares que, em última análise viabiliza o movimento. Esse controle é estudado na sua relação como processos cognitivos e afetivos. A compreensão dos processos de controle da motricidade é muito importante para toda a prática pedagógica e psicopedagógica, voltada para a promoção do desenvolvimento humano. Durante a infância e parte da adolescência, a maior atenção deve ser dada a aquisição das capacidades e do movimento. O desenvolvimento das chamadas capacidades ou qualidades físicas, nessa faixa etária, não deve ser tomado como parâmetro para o planejamento de atividades motoras por duas razões fundamentais.
a) O organismo infantil não responde da mesma forma que o adulto aos estímulos promovidos por métodos de treinamento criados para o desenvolvimento de tais capacidades - métodos estes baseados na manipulação de variáveis quantitativas.
b) A aquisição da capacidade de controle dos movimentos intencionais exige uma grande diversidade de vivências motoras, com atenção a aspectos qualitativos, tais como o ritmo, a coordenação, a descontração.
Assim sendo, a definição de alguns aspectos fundamentais do processo de controle da motricidade pode orientar propostas de atividades adequadas ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Cabe notar que o desenvolvimento das capacidades psicomotoras é de grande importância para a integração da personalidade, visto que as dificuldades com o próprio corpo e com os movimentos afetam a segurança a auto-estima e, de forma todas as relações do indivíduo com seus semelhantes.
1.1 - A Psicomotricidade: Uma Nova Abordagem do Corpo Humano