PSICOMOTRICIDADE
UBERABA-MG
2013
BRENDA CAROLINA DA SILVA OLIVEIRA
JOÃO PEDRO RIBEIRO
JÚLIA MARTINS MARINHO
PSICOMOTRICIDADE
Trabalho apresentado como requisito avaliativo ao componente
Desenvolvimento Humano e Linhas de Cuidado I, do 2° período do curso de Psicologia.
O seguinte trabalho tem a finalidade de apresentaros conceitos da PSICOMOTRICIDADE discutindo o seu papel no desenvolvimento infantil, explicando os seus elementos básicos e a sua importância para a educação escolar e para a psicologia.
Orientadora: Prof.ª Cíntia Gomide
DEZEMBRO 2013
UBERABA-MG
Toda criança se sente bem na medida em que seu corpo lhe obedece, que o conhece bem, que se sente segura e confiante ao se movimentar e ao agir. Como exemplo podemos citar a criança que consegue se vestir sozinha, que manuseia com facilidade os talheres à mesa é certamente uma criança mais realizada e satisfeita com suas conquistas, pode por isso ser mais valorizada e reconhecida pela escola, família e amigos, favorecendo a auto-estima e a auto-imagem positiva.
A psicomotricidade é uma ciência que vê o homem e o têm como um objeto para ser estudado. Isso se dá através do movimento de seu corpo e também em relação ao mundo externo e interno a que pertence. Tem como definição também, o campo transdiciplinar que estuda e acaba investigando as relações e as influências entre a motricidade e o psiquismo. Possui uma relação com o processo de maturação, onde as aquisições afetivas, cognitivas e orgânicas são originadas do corpo. Tem como base três conhecimentos que são considerados básicos: o intelecto, o afeto e o movimento.
É concebido por movimento integrado e organizado, de acordo com as experiências que o sujeito viveu ou que são vividas, onde a ação resulta de sua individualidade, socialização e linguagem. Reflete um estado da vontade, que corresponde a execução de