Psicologos
Argumentação - Documentário 150 anos de Campina Grande
“As Vertentes de Campina Grande”
Completando 150 anos de emancipação, Campina Grande apresenta um grande índice de desenvolvimento histórico, social, econômico e cultural em muito pouco tempo. O município brasileiro situado no estado da Paraíba, fundado em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, é considerado um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina.
No documentário, a temática sorteada escolheu abordar sobre a origem, o desenvolvimento e a política de Campina Grande, buscando enfatizar as controvérsias apresentadas na história da cidade. Descrevendo como a cidade evoluiu desde quando era propriedade dos índios ariús até a sua situação de desenvolvimento atual. Também não podemos esquecer da autencidade das famílias que firmam uma rivalidade quando o assunto é política, comparando isso com as antigas famosas oligarquias.
Gravado na cidade relatada, o documentário trás imagens impecáveis de um dos maiores pontos turísticos da Paraíba, o Açude Velho, que está sempre presente nas imagens do cartão postal de Campina Grande. Também são apresentados os monumentos aos tropeiros da Borborema, os monumentos que homenageam o rei do baião, Luiz Gonzaga, e Jackson do Pandeiro, e o famoso viaduto Eplídio de Almeida.
Não esquecendo o reconhecimento internacional de Campina como dona do maior São João do mundo, está relatado no documentário a história do São João na cidade e como surgiu a ideia de comemorar o São João em um espaço apropriado para isso. O documentário ainda trás relatos de como foi organizada a primeira edição do evento.
E, não esquecendo de outro título que a cidade possuí, explicamos melhor o porquê de sermos a “Tech City” (em português, cidade da Tecnologia), comprovando isso com dados de revistas