comercio exterior
Curso de Administração
Disciplina Comércio Exterior
SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
JUAZEIRO DO NORTE – CE
Maio 2014
SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Artigo elaborado para o curso de graduação da Universidade Federal do Cariri, curso de Administração, equivalente a avaliação da disciplina de comércio exterior.
JUAZEIRO DO NORTE – CE
Maio 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
É evidente, que o maior objetivo das empresas exportadoras está em ampliar seus pontos de comercialização ao redor do mundo, ou seja, buscar novos mercados podendo praticar transações comerciais diversificadas.
Entretanto, conquistar novos mercados significa também aumentar os riscos que podem acontecer nessas transações. As vendas para o exterior implicam sempre em uma margem de risco, tanto para o exportador e o importador quanto para as instituições financeiras que financiam a produção e a comercialização dos bens exportados.
O seguro de crédito à exportação foi a solução encontrada pelo Brasil para minimizar esses riscos desenvolvendo uma política de incentivos financeiros à exportação, visando torná-la mais atrativa ao importador estrangeiro, aumentando assim, a geração de divisas para o País. Através da concessão dos recursos necessários para produção e comercialização de bens, os incentivos financeiros às exportações objetivam desenvolver e baratear os produtos nacionais, tornando-os mais competitivos no mercado internacional
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
O seguro de crédito à exportação constitui-se um instrumento internacional conhecido e aceito, que se destina a garantir as exportações de bens e serviços contra os riscos comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos e extraordinários (moratórias, guerras, revoluções), que possam afetar as transações econômicas e