Psicologo
Antonio Bruno Netto
Williana Maria de Sousa
Novo Acordo/TO
2011
1. INTRODUÇÃO
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social,com a experiência adquirida ao longo desse ano de trabalho, elaborou o “Projeto Viver e Crescer” , cujo objetivo central é “ensinar a pescar, ao invés de se oferecer o peixe. “O propósito deste projeto é capacitar as gestantes para que elas possam suprir suas necessidades com seus próprios esforços.
É um programa informativo e educacional, coordenado pelo Departamento Assistência Social e ministrado pelos trabalhadores da casa.
O Projeto se desenvolverá em três campos: • Saúde: da mulher, das crianças e cuidados com os recém-nascidos; • Alimentação: capacitar as gestantes na arte culinária, ensinando-lhes o aproveitamento racional dos alimentos, a fim de evitar desperdícios. • Profissional: cursos de corte e costura.
2. OBJETIVO
Quanto à saúde, alimentação e atividade profissional, nosso propósito é: • Proporcionar às gestantes, através de cursos e palestras, a conscientização de que podem ter melhor qualidade de vida. Com base nas técnicas aprendidas, elas poderão fazer economia doméstica e proporcionar a educação de seus filhos. • Promover integração entre a comunidade através de palestras e cursos (artesanato, culinária e temas ligados à saúde), que serão ministrados pelos voluntários da Assistência Social, Saúde e palestrantes convidados. • Desenvolver um programa de assistência social, psicológica e material junto às gestantes.
3. CONTEÚDO
O “Projeto Viver e Crescer” terá seu inicio em Janeiro de 2011. Na ocasião, será feito o cadastramento de 40 gestantes, que receberão orientações e cestas básicas durante 6 meses e, no término, enxoval de bebê que será confeccionada pelas próprias participantes.
Os trabalhos realizar-se-ão às quartas-feiras. Inicialmente, haverá uma palestra sobre a Importância do Pré-Natal. Durante o