psicologio
TRABALHO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO
Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Segurança no Trabalho
TRABALHO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO
Camila de Oliveira Barros
2015
Introdução: Um funcionário que trabalha como empilhadeirista, apresentando um estado de extrema fadiga (sensação desagradável de mal-estar e constitui uma defesa do organismo contra os excessos de trabalho ou a falta de repouso e sono), causa um acidente no ambiente de trabalho, ferindo gravemente um terceiro, devido ao cansaço acumulado, a falta de reflexo e capacidade para operar um equipamento de grande porte.
Desenvolvimento: Um funcionário trabalha em uma empresa do ramo de logística, na função de empilhadeirista. Dependendo do dia, o fluxo de trabalho é intenso e exige uma enorme atenção, pois dirigir uma empilhadeira envolve habilidade e velocidade.
Certo dia, o funcionário iniciou o seu expediente exausto, cansado, pois havia passado a noite inteira sem dormir, acompanhando o filho que estava internado em um hospital.
O empilhadeirista não conseguia se concentrar, e por diversas vezes percebeu que estava aéreo e com dificuldades em executar as atividades. Mesmo percebendo que não estava bem, o empilhadeirista assumiu o risco consequente de seu ato inseguro, e no meio de um trajeto, não conseguiu desviar de um funcionário, atravessou a faixa de proteção e o atingiu com a empilhadeira.
Podemos definir como ato inseguro, todo ato capaz de provocar algum dano ao trabalhador, a terceiros ou ás máquinas e utensílios. É a maneira como a pessoa se comporta em determinada tarefa, situação, condição ou circunstâncias. Exposição consciente ou não aos risco.
Pode dividir-se em 3 tipos:
Conscientes: As pessoas sabem que estão se expondo ao perigo.
Inconscientes: As