Psicologia
Principais autores e conceitos de cada teoria :
(esquema, assimilação, acomodação, equilibração; conteúdo, função e estrutura; conhecimentos físico, lógico-matemático e social; continuo do desenvolvimento; fatores do desenvolvimento e desenvolvimento afetivo) Esquema são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes. Pode-se dizer que uma criança tem experiências: vê coisas novas (exemplo: vaca), ou vê coisas velhas de novas formas e ouve coisas. A criança tenta adaptar esses novos eventos ou estímulos nos esquemas que ela possui naquele momento.
Acomodação é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Estas duas ações (criação ou modificação) resultam em uma mudança na estrutura cognitiva (esquemas) ou no seu desenvolvimento.
Para compreendermos a EQUILIBRAÇÃO partamos do ponto que os processos de assimilação e acomodação são necessários para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. De igual importância são as quantidades relativas de assimilação e de acomodação que ocorrem.
PIAGET considerou o desenvolvimento cognitivo como tento três componentes:
Conteúdo - é o que a criança conhece. Refere-se aos comportamentos observáveis - sensório-motor e conceitual - que refletem a atividade intelectual. Pela sua natureza, o conteúdo da inteligência varia consideravelmente de idade para idade e de criança para criança.
Função - reflete-se àquelas características da atividade intelectual - assimilação e acomodação - que são estáveis e contínuas no decorrer do desenvolvimento cognitivo.
Estrutura - refere-se às propriedades organizacionais inferidas (esquemas) que explicam a ocorrência de determinados comportamentos.
O conhecimento lógico-matemático é o conhecimento construído a partir do pensar sobre as