Psicologia
Diariamente, os gestores se deparam com problemas e oportunidades e necessitam tomar decisões. Não há gestão sem decisão. O problema é que na maioria das vezes essas decisões não geram os resultados esperados, ao contrário, em alguns casos pode até contribuir para agravar ainda mais os problemas organizacionais. A disciplina do pensamento sistêmico, que será mais detalhada nos próximos posts, vem ao encontro de uma necessidade cada vez mais latente: a de proporcionar soluções eficientes e duradouras em todas as nossas decisões. O presente blog está voltado para a aplicação do pensamento sistêmico nas organizações cujo objetivo é dar um apoio teórico e prático de como essa disciplina pode ajudar aos gestores a tornarem-se conscientes da importância do aprendizado constante em seu cotidiano, a partir do desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre questões organizacionais. A maioria dos gestores está sempre pressionada por resultados, fazem mil e uma coisas e reclamam que não possuem tempo para "pensar". Mas é chocante e norteador (acho que nem é tão surpresa assim) saber que a maior parte do tempo gasto por eles é subaproveitada. Vale ressaltar que o dia – a dia desses gestores é muito focado no imediatismo: a avaliação de desempenho e de resultados, os retornos financeiros, etc.
Como afirma um dos principais pensadores em pensamento sistêmico nas organizações, Peter Senge, sobre as características das empresas líderes nesse novo século: "parece que elas são caracterizadas pela maior distribuição do poder decisório, pela liderança de indivíduos em todos os níveis e pelo desenvolvimento do pensamento sistêmico como forma de incrementar o pensamento reducionista tradicional".
Dinâmica De Sistema : Breve Histórica
DINÂMICA DE SISTEMAS
A Dinâmica de Sistemas surgiu no MIT – Massachusets Institute of Technology – principalmente decorrente do trabalho de Jay Forrester que durante a década de 1950, na época