Psicologia
O que é emoção? A emoção é um estado temporário, marcado por modificações fisiológicas e reações desencadeadas por um acontecimento ou uma situação imprevista, que é objeto de uma avaliação cognitiva, que nem sempre é consciente.
Quais são os diferentes componentes das emoções e a sua explicação? * Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se não houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção; * Componente avaliativa - Fazemos uma avaliação, agradável ou desagradável, da situação; * Componente fisiológica - Toda a gente se apercebe das alterações orgânicas que as pessoas manifestam. Qualquer que seja a emoção, faz-se sempre acompanhar de uma série de reacções corporais ou fisiológicas; * Componente expressiva - As pessoas de todo o mundo comunicam emoções básicas com base nas expressões faciais. Os seres humanos, animais sociais por excelência, exibem uma gama muito extensa de expressões faciais Os nossos músculos faciais respondem muito facilmente às emoções; * Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poderá ter face ao outro, é o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos; * Componente subjectiva - Relaciona-se com o que o indivíduo sente a nível emocional e interior a que só ele tem acesso, ou seja, é o estado afectivo associado à emoção.
A emoção não se pode resumir a nenhuma destas componentes, sendo que uma influência todas as outras.
Quais são as funções das emoções?
Uma das principais funções da emoção é conectar nossa natureza animal com o mundo em que ela está imersa. As emoções respondem imediatamente à verdade das coisas. Elas são a forma mais alerta de atenção. O nojo repele o podre, o medo avisa sobre o perigo, a admiração identifica a beleza e a compaixão responde à necessidade. (James Hillman)
As emoções tem origem numa causa, num objeto, são reações corporais especificas e observáveis, são publicas e voltadas para