Psicologia
○ Psicologia Industrial: Em meio á Revolução Industrial e á Escola Clássica da Administração (taylorismo), pensamos em aumentos de produção baseados em novas técnicas.
A prática da chamada Psicologia Industrial (primeira faze da Psicologia Industrial) se resumia a seleção e colocação profissional.
○ A psicologia, Organizacional surge á medida que os psicólogos deixam de estudar apenas os postos de trabalho e passam á contribuir també, na discurssão das estruturas da organização. Essa psicologia organizacional foi uma ampliação do seu objetivo de estudo, apesar de psicólogos continuarem atrelados ao problema da produtividade das empresas., a estudar os efeitos do ambiente e da tecnologia no contexto da organização do trabalho. Com isso a Psicologia do Trabalho sobstitui a obsessão pela produtividade, dando lugar a uma compreensão mais próxima ao homem que trabalha, vendo este homem não como máquina, mas como um ser pensante, ou seja, uma pessoa trabalhadora.
○ Os principais objeitovos da psicologia do trbalho são: o trabalhador ter uma boa qualidade de vida; promover o desenvolvimento profissional do trabalhador (insentivando); contribuir para o aumento da produtividade.
- E existe o recrutamento externo e suas vantagens e desvantagens, que são:
Vantagem: Renovação
Desvantagem: Custo; desmotivação do pessoal interno; desconhecimento da empresa.
03//11/2014- Iniciamos a aula com um tempo para terminar o trabalho da aula anterior e em seguida foi as apresentações. Em seguida foi explicado algumas páginas do livro. Com isso entendi que:
- O trabalho é um ato que faz presente na relação de vida do sujeito, pois todo ato humano é visto como um trabalho na visão dinâmica da sociedade do trabalho.
- Antigamente não tinha muitas indústrias, eram mais produtos agrícolas. Por isso o nome Revolução Agrícola.
- O Fordismo também é considerado uma organização do processo de trabalho.