psicologia
CURSO DE FORMAÇÃO EM TEOLOGIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
JOÃO MARCOLINO DE OLIVEIRA NETO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
RECIFE
2014
JOÃO MARCOLINO DE OLIVEIRA NETO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Trabalho da disciplina Introdução à Psicologia, do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.
Orientador: Welligton Barbosa
RECIFE
2014
1º. O que é personalidade e qual a sua importância para o estudo da psicologia?
A Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento.
Podemos conceituar a Personalidade como o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso, no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.
Dentro ainda do conceito, a Personalidade é como uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa. Esta definição de trabalho salienta que personalidade: é uma organização e não uma aglomerado de partes soltas; é dinâmica e não estática, imutável; é um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e seus processos; é uma força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca; mostra-se em padrões, isto é, através de características recorrentes e consistentes expressa-se de diferentes maneiras - comportamento, pensamento e emoções.
As teorias exercem um papel fundamental na psicologia da personalidade, uma vez que