Psicologia
ACADÊMICA: CARINE VENDRUSCOLO
1) A psicologia utiliza um sintoma como objeto de trabalho na clínica. O que produz o sintoma?
Produz experiências que podem evocar afetos aflitivos, tais como o de angústia, susto, vergonha, dor física. Varia conforme o indivíduo. É a lembrança que o sujeito tem da experiência que os afetos aflitivos lhe causaram e não especificamente do trauma.
2) Para a Psicologia Comportamental, o que são comportamento operante e comportamento respondente? Qual a diferença entre eles?
Comportamento Operante: É a satisfação da necessidade, ou seja, a aprendizagem na ação e no seu efeito. Comportamento respondente: Comportamento involuntário, as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. A diferença entre os dois é que o comportamento respondente vem depois do estímulo, exemplo, a contração da pupila ao sentir uma luz forte. E o comportamento operante vem antes do estímulo.
3)Qual a diferença entre Psicologia Institucional e Psicologia Organizacional?
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia institucional seria uma junção entre a psicanálise e a psicologia social. Pode ser considerada como uma psicanálise clínica social, em que o organismo a ser submetido à análise é a instituição escolar. Seu desenvolvimento, as fantasias inconscientes, as resistências ao terapeuta e seus objetivos devem ser objeto de análise.
4) Como a Gestão de Pessoas pode contribuir para a eficácia das empresas?
A Gestão de Pessoas pode contribuir para a eficácia das empresas de diversas maneiras, dentre elas: auxiliar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar