Psicologia
Wundt decidiu perseguir a medicina e, depois de um início medíocre decidiu aplicar seus estudos, obtendo excelentes resultados. Seus interesses científicos inclinou-se para a pesquisa fisiológica. Cun doutorado com Summa Laude em 1855 e, depois de estudar com o fisiologista Johannes Müller, recebeu em 1857 o segundo doutorado exigentes universidades alemãs para obter uma licença para ensinar na universidade. Suas primeiras aulas da fisiologia experimental ensinou quatro estudantes no apartamento de sua mãe, em Heidelberg.
Wundt pediu-lhe uma posição como assistente de Johannes Müller, a quem ele admirava. Apesar deste longo discordaram de suas idéias teóricas e Wundt acabou por rejeitar o materialismo de Helmholtz.
Já em 1862, Wundt ofereceu o primeiro curso sobre "Psicologia como ciência natural", e começou seus primeiros escritos parecem importantes.
Em 1873 e 1874, especificamente publicou a primeira edição de sua obra mais importante, Grundzüge physiologischen der Psychologie (Fundamentos da Psicologia Fisiológica). Este trabalho em suas várias edições, apresentou os princípios fundamentais da psicologia experimental e entusiastas defensores da psicologia científica em todo o mundo.
Wundt era um professor de fisiologia em Leipzig e realizada ensino 1875-1917. Há já alcançou um grau de independência para a psicologia para estabelecer seu instituto psicológico, que abriu em 1879 como um