psicologia
Ao longo da vida escolar, os alunos têm um único objetivo: a escolha de uma profissão. Alguns estudantes, crescem determinados desde a infância, sabendo em que irão trabalhar, mas muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir ou até mesmo por causa dos pais que já tem uma profissão para os filhos ou querem que eles sigam o mesmo caminho que eles seguiram.
Existem alguns tipos de estudantes como o:
O acomodado quer seguir uma profissão conhecida, de preferência exercida por parentes e amigos próximos. Como não se identifica com nenhuma delas, permanece em dúvida. Tem dificuldade em abrir a cabeça e descobrir novo.
O fiel escolheu a profissão desde menino. Sempre foi o médico ou o veterinário da família. No momento do vestibular, não se sente mais atraído pela profissão, mas tem dificuldade para abandonar a escolha.
O iludido quer saber o que os colegas escolheram e por quê. Pergunta para todos os colegas o que eles escolheram para tentar encontrar critérios que possam ser usados. Ao conhecer as opções dos outros, tem a ilusão de estar escolhendo o curso.
O decidido está disposto a buscar autoconhecimento e mais informações sobre o mercado de trabalho antes da inscrição no vestibular.
Os fatores que
Influem na escolha profissional.
Características da profissão; por isso vamos considerar: o
Mercado de trabalho, a importância social e a remuneração das
Profissões e ainda o tipo de trabalho e as habilidades necessárias ao seu
Desempenho.
Mercado de trabalho;
Teremos ou não emprego nesta profissão? O mercado de trabalho na profissão de psicologia, está saturado, ou seja, o número de profissionais procurando trabalho, é maior que o número de empregos.
Importância social e
Remuneração;
Olhar se é uma profissão valorizada e se tem pelo menos uma remuneração mínima para garantir
Um bom padrão de vida.
Habilidades necessárias para o desempenho; não devemos pensar nas