PSICOLOGIA
Componente Curricular: Psicologia do desenvolvimento
Curso: Pedagogia
PSICOLOGIA
A psicologia estuda o homem, buscando entender os motivos, as percepções, as características em geral do comportamento humano, em relação ao ambiente em que vive, com foco na natureza biológica, histórica e social do indivíduo.
A palavra psicologia – junção grega psiché e logos – significa estudo da mente ou da alma. Hoje é definida como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, de todos os animais. O comportamento é usado de modo amplo; abrange: conduta, emoções, formas de comunicação, processos de desenvolvimento. Processos mentais incluem formas de cognição, ou de conhecimento, entre elas: perceber, participar, lembrar, raciocinar e resolver problemas, sonhar, desejar, etc.
Os psicólogos estudam funções básicas tais como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações. Lidamos também com tópicos sociais vitais como divorcio, estupro, racismo, sexismo, violência, conservação e poluição. Investigamos o desenvolvimento ao longo da vida, do nascimento à morte. Envolvemo-nos com a saúde. Buscamos correlações entre estilo de vida e ansiedades. Tentamos entender como os sentimentos contribuem para as doenças físicas, tais como câncer e doenças cardíacas. Reabilitamos alcoólatras, vítima de colapso e pessoas com traumatismo de coluna. Tratamos pessoas emocionalmente perturbadas. Até mesmo projetamos máquinas mais adequadas às pessoas. Psicólogos especializados em engenharia psicológica, por exemplo, redesenharam a cabine do jato de caça F-18 para torná-lo mais fácil de controlar, e eliminaram as ilusões visuais que provocam erros por parte dos pilotos nos primeiros jatos Boeing727. ( DAVIDOFF, 2001, p.6)
O status de CIÊNCIA, (scientia – conhecimento sistematizado, adquirido por estudos e pesquisas, utilizando métodos de investigação), foi adquirida pela psicologia, se