PSICOLOGIA
Um dos maiores mitos no ramo de empreendedorismo é achar que ideais devem ser únicas, exclusivas. O que realmente importa é como irá utilizar as ideias, sendo elas novas ou não. E usar o produto com criatividade visando no luro e crescimento da empresa.
O Empreendedor deve buscar e estar abertos para opiniões e sugestões a respeito de suas ideias, para não deixar levar-se pela emoção e utilizar o bom senso, não esquecendo a razão.
O Importante para um bom negócio, não é apenas ser o primeiro a pôr em pratica uma ideia revolucionária e sim visar como ofertar, entender a necessidade do público-alvo, preço, demanda e a oferta que será oferecida. Com base nisto detectar uma oportunidade de desenvolver o projeto, ou seja, estudar bem o mercado onde irá atuar. Programando-se e identificando as falhas e conhecendo as concorrências. Visando os lucros e perdas que poderão surgir.
A aplicação da ideia não se trata apenas do conhecimento puro e racional, que se deve às naturais condições do nosso entendimento, mas é preciso saber o tempo certo e o negócio certo a ser empreendido. Empresas no segmento tecnológico necessitam de mais agilidade e inovação, pois o ciclo de vida dos produtos é cada vez mais curto. Contudo, existem outros tipos de segmentos no mercado, que não evoluem com a mesma velocidade, visa um excelente serviço prestado aos clientes, negócio bem estruturado, para conseguir sucesso rápido e que não há necessidade de inovação constante, como o ramo de turismo, que depende de capacidade criadora e excelência nos serviços que forem oferecidos.
Apesar de haverem varias fontes de conhecimento, identificar uma nova oportunidade não é tão fácil, para isto, possuem dicas que amparam os jovens empreendedores nessa empreitada. Estimular a criatividade e a geração de novas ideias junto a grupos, Para não se perder, o grupo define regras, mas sempre evitando extinguir a criatividade dos demais.