Psicologia
Disciplina: Saúde Coletiva
Turma: 3º Período - Matutino - Sala 109
CONCEITO: No decorrer da história, o campo da saúde vai se ampliando no que diz respeito à produção intelectual, originando termos que ganham relevantes significados. De acordo com o epidemiologista Hamer (1993), risco é um termo recente no âmbito da saúde que serve para designar uma ameaça, exposição ou qualquer situação desfavorável à saúde.
GRUPO DE RISCO: É um termo que surge posteriormente ao significado da palavra risco dentro da área da saúde. Grupos de riscos envolvem pessoas que têm a mesma doença e apresentam características distintas para serem classificadas em um determinado grupo. Quando surgiu a epidemia do HIV, muitas pessoas foram inseridas em um grupo de risco como é o caso dos usuários de drogas, profissionais do sexo e homofóbicos. Estas primeiras providências em relação ao HIV foi um fator determinante para que os grupos de risco fossem isolados, no entanto, esse fato gerou preconceito e discriminação contra os grupos rotulados. Devido a essa exclusão, atualmente, não se faz uso de grupo de risco para portadores do HIV (KALICHMAN, 1993, CAMARGO JR., 1998).
COMPORTAMENTO DE RISCO: A expressão "Comportamento de Risco" está definida como envolvimento em atividades que possam comprometer a saúde física e mental do ser humano. Condutas que podem ser originadas pela curiosidade, influência de um grupo, necessidade e vários outros fatores. O conceito de Comportamento de Risco busca estimular o envolvimento ativo das pessoas com a prevenção, por meio da busca de transformação de seus comportamentos. Sendo o trabalho um dos principais eixos estruturantes da vida humana, cada dia mais, as pessoas se expõem à variadas formas de riscos, relacionados à agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais, etc. O comportamento de risco enfrenta elevados níveis de alteração, apenas dependendo de momentos, ações indevidas e imprudência.
EXEMPLOS: Os riscos comumente