psicologia
Franciele Brazoli LUCHETTI1
Andréia Cristina da Silva ALMEIDA2
RESUMO: Desafios postos ao Serviço Social com relação à ética profissional em termos do compromisso da efetivação de direitos, nos leva à uma reflexão: a de que nos apropriamos de um Projeto Ético – Político que nos dá a direção para a práxis profissional provocando uma intervenção em todos os segmentos da sociedade. Aqui, abordaremos o idoso como objeto de trabalho a ser estudado, por se tratar de um segmento populacional que merece todo o respaldo político e social.
Palavras – chave: Ética Profissional. Idoso. Direitos Sociais. Serviço Social.
1. INTRODUÇÃO
O artigo a ser apresentado faz um convite aos leitores adentrarem em um dos temas mais debatidos entre os Assistentes Sociais, trata-se da ética profissional, considerada como um dos temas de maior relevância e primordial para a atuação profissional.
Tratando-se
da
ética
profissional
do
Assistente
Social,
destacamos a necessidade de se formar profissionais com uma visão crítica a fim de enfrentar as diversas expressões da questão social posto em seu cotidiano profissional.
Destarte, buscaremos enfatizar o compromisso ético-político do
Assistente Social diante das demandas trazidas pelo segmento idoso, enfatizando os que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.
O artigo a ser descrito foi dividido em itens. No primeiro item, apresentaremos introdução, explanando sobre a direção do estudo.
1
Discente do 7º termo do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente
Prudente.
E-mail: fran.sersoc@hotmail.com e/ou franciele_luchetti@unitoledo.br. 2
Orientadora do trabalho e docente do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas
“Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. E-mail: andreiaalmeida_@hotmail.com.
No segundo item, discutiremos em relação ao aparato legal que